
Ao longo dos anos as cores vem sendo objeto de estudo em diversas áreas de conhecimento e com finalidades diversas. No artigo publicado no site significados podemos observar que no século XV já haviam estudiosos se dedicando a isto, pelo cientista Leonardo Da Vinci, outros nomes de peso como Isaac Newton também se dedicaram a conhecer melhor a respeito das cores. Com a evolução destas pesquisas foi possível chegar também ao entendimento da psicologia das cores, como veremos a seguir.
Como resultado destes estudos e também por meio de outros trabalhos chegamos ao conhecimento que hoje possuímos sobre as cores. Venha e conheça mais a respeito de suas características.
Psicologia das cores saiba o que é
Apesar de muitas vezes passarem despercebidas, as cores exercem grande influência sobre as sensações e até mesmo sobre as decisões que tomamos em nosso cotidiano.
Sabendo disso e procurando entender melhor como essas relações se estabelecem é que surge o estudo da psicologia das cores. Cujo objetivo é justamente estabelecer a relação existente entre os estímulos gerados pelas cores e seus reflexos em nossa vida.
Entender essas conexões podem te ajudar a guiar seu designer, marketing ou publicidade e trazer benefícios múltiplos a composição de seu layout.

Como empregar
Sabendo da influência que as cores podem gerar em seus potenciais clientes é necessário portanto saber quais as emoções e sentimentos que queremos despertar.
Uma vez definido o sentimento desejado podemos então ir em busca do conhecimento gerado pela psicologia das cores, de modo a buscar despertá-lo, ou minimamente criar um ambiente propício a isto.
A seguir estão algumas das sensações transmitidas pelas principais cores, lembrando sempre que cada cor pode transmitir mais que um sentimento.
- Vermelho – raiva, paixão, urgência, desejo.
- Azul – lealdade, confiança, profissionalismo, limpeza.
- Verde – Boa sorte, perseverança, natureza, equilíbrio.
- Amarelo – Otimismo, alegria, atenção, acolhimento.
- Preto – Elegância, força, formalidade, poder.
- Branco – Simplicidade, pureza, paz, leveza.
Composições
Além do uso de uma cor de forma pura, podem ser utilizadas também as composições de cores para chegar ao resultado esperado.
Estas composições são o campo de estudo da harmonia entre as cores, por meio da variação dos tons, matizes e intensidades. Veja a seguir algumas das harmonias mais usadas.
Harmonia monocromática
Esta harmonia é obtida a partir da escolha de uma cor principal e a partir de então são trabalhadas diferentes tonalidades desta por meio da variação da quantidade de luz e de sombra. Podendo ainda haver combinações sutis com cores neutras trazendo elegância e simplicidade.
Harmonia análoga
Aqui a harmonia é obtida a partir da seleção inicial de uma cor primária e em seguida são utilizadas também suas cores vizinhas no círculo cromático. De forma que a cor principal será a cor primária enquanto a cores dos detalhes serão usadas as cores terciárias. Garantindo assim suavidade porém com uma maior diversidade de combinações em comparação com a harmonia monocromática.
Harmonia complementar
Nessa harmonia, uma vez escolhida a cor predominante em nosso layout, recorremos ao círculo cromático e então selecionamos a cor que está em seu simétrico em relação ao centro da circunferência. Aqui a intenção é conseguir cores que possuam grande contraste entre si gerando assim um excelente meio para proporcionar elementos em destaque.
existem ainda outra formas de harmonia que podem ser encontradas neste artigo do porão das tintas.